- Quem pode ser certificado?
Qualquer empresa nacional do sector Metalúrgico e Eletromecânico, seja associado ou não da ANEME, cuja exportação faça parte da sua estratégia empresarial, tendo pelo menos uma experiência bem-sucedida de exportação efetiva.
- Em que consiste a certificação?
A certificação consiste na auditoria de um conjunto de parâmetros, associados à atividade exportadora, considerados essenciais para garantir que a empresa tem estratégia e condições, para cumprir compromissos e obrigações mesmo em mercados muito distantes e é fiável nas entregas e no produto/serviço entregue.
A certificação tem a validade de três anos, estando sujeitas a auditorias anuais de verificação.
- O que necessita para ser certificado?
O processo de certificação inicia-se com o preenchimento do formulário
AQUI e com o envio dos documentos nele assinalados, os quais estando conformes, dará lugar a uma auditoria na empresa, a qual ocupará uma manhã ou tarde.
- Nível 1 ou nível 2?
É determinado pelo volume de negócios da empresa em exportações.
O nível 1, destina-se a empresas com um volume de exportações anuais inferior a 1 milhão de euros. O nível 2, destina-se a empresas com um volume de exportações anuais superiores a 1 milhão de euros.
- Quanto custa?
A abertura do processo e acompanhamento anual tem um valor de 100€ para sócios da ANEME e de 150€ para todos os outros. As auditorias têm um preço base de 650€ + deslocações. A estes valores acresce a taxa de IVA em vigor.